ED. INFANTIL

Manual da Família
Prezados alunos, pais e responsáveis:
Sejam bem-vindos ao CAPE! É com muita satisfação que recebemos vocês nesse ano letivo.

Para que o ambiente escolar seja saudável e produtivo se faz necessário estabelecer um conjunto de normas e procedimentos a fim de orientar a todos sobre os direitos e deveres dos alunos, responsáveis, funcionários e professores do CAPE.
O MANUAL DO ALUNO E DO RESPONSÁVEL é uma coletânea dessas orientações para que vocês possam fazer um ótimo percurso educacional ao longo deste ano letivo.
Desejamos que durante este ano escolar, a Família e a Escola possam caminhar juntas com a certeza de que, na educação, existe sempre um saber a ser construído e compartilhado, um resultado a ser considerado, um projeto a ser desenvolvido e uma semente a ser lançada nos próximos amanhãs...

1. APRESENTAÇÃO
1.1 QUEM SOMOS
O CAPE – Educação Infantil é o resultado do compromisso que a Instituição tem de contribuir com formação dos alunos que recebe. O objetivo do CAPE JARDIM GUANABARA, é auxiliar no desenvolvimento das potencialidades do educando para sua autorrealização, preparação para o exercício consciente da cidadania e prosseguimento de estudos.

1.2 FINS E OBJETIVOS DA PROPOSTA
Contamos com um grupo de professores e auxiliares, que faz um trabalho de excelência em Educação Infantil, trazendo para a Ilha do Governador uma proposta que se fundamenta no entendimento de alunos e professores, enquanto o aluno “protagonista” da construção do conhecimento. Enfatiza-se a autonomia intelectual, oferecendo aos alunos uma série de atividades que incentivem a curiosidade científica, a construção/reconstrução do saber. A intenção é fazer da aprendizagem um processo ativo, interessante, significativo, atraente, vivo, que contribua efetivamente para a construção de conhecimento e habilidades.

1.3 VALORES DA ESCOLA
ÉTICA - RESPONSABILIDADE SOCIAL – TRANSPARÊNCIA – CONFIANÇA – UNIDADE - HONESTIDADE
A formação dos nossos estudantes, os valores se apresentam didaticamente organizados em valores cognitivos, cívicos, sociais e familiares.

1.4 Turmas





2. SETORES DE ATENDIMENTO
2.1 DIRETORIA
Responsáveis: Mônica e Nelma
Promover a integração geral dos serviços de coordenação pedagógica e administrativa, garantindo planejamento, implantação e avaliação do processo escolar.

2.2 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – Educação Infantil
Responsável: Lorene
Integrar, auxiliando o trabalho dos professores e acompanhar o desempenho dos alunos viabilizando a realização do plano anual.
Promover a interação entre família e a escola, contribuindo assim para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Orientar e acompanhar as atividades de assistência ao aluno.

2.3 SECRETARIA
Responsável: Cintia, Gislaine e Carolina
Manter atualizada toda a documentação dos alunos e informações gerais sobre a Escola. Os horários de funcionamento e dias de funcionamento são: 2ª a 6ª das 7.30h às 18h.

2.4 ADMINISTRATIVO
Responsáveis: Antônio e Carlos
Manter o pleno funcionamento da escola através da aquisição de recursos materiais e conservação de toda a instituição, além de estarem envolvidos com a gestão financeira escolar.

3. COMPONENTES DO PROCESSO EDUCATIVO
3.1 HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA
• O horário é de 7:30h às 11:50h ( matutino) e 13:00 às 17:20h (vespertino).
• O portão será aberto 10 minutos antes da entrada e da saída de ambos os turnos.
• É importante respeitar o horário de entrada e saída do aluno, essa atitude favorece o desenvolvimento social e intelectual, preservando o emocional da criança.
• O responsável que trouxer ou buscar o aluno com atraso frequentemente será chamado pela coordenação.

3.2 UNIFORME
• Por razões práticas e econômicas, o uso do uniforme é obrigatório.
• Atenção: Todas as peças do uniforme, inclusive o agasalho deverão ter o NOME DO ALUNO E A TURMA.
• O tênis deve ser preto ou branco. Não será permitido o uso de sandálias ou sapatilhas.
• Nos dia de atividades que envolvam água, os alunos deverão trazer uma bolsa com roupa de banho da escola, toalha ou roupão e chinelo. Os alunos sem os componentes necessários, NÃO poderão realizar a atividade.
• Também não será permitido o uso de bonés, chapéus, shorts curtos ou qualquer outro adereço que modifique o modelo original do uniforme.
• O uniforme será vendido na secretaria da escola.

3.3 MATERIAL DIDÁTICO
• A lista de material indica os objetos e livros necessários para as atividades diárias.
• Sua falta prejudica o desempenho do aluno.

3.4 OBJETOS PESSOAIS
• Todo material deverá vir marcado com o nome e a turma do aluno, em local visível e de forma que não possa ser removido, evitando trocas ou extravios.
• O dia da novidade deve ser respeitado. Neste dia, o aluno poderá trazer um brinquedo/objeto de sua escolha. NÃO será permitido o uso de brinquedos com peças pequenas.
• A Escola não se responsabilizará por danos ou perdas dos brinquedos trazidos para as aulas.

3.5 REUNIÕES DE TURMA
• As reuniões de turma acontecerão no decorrer do ano letivo, agendadas previamente. Sendo necessária a presença do responsável, ou alguém que o represente, nestas reuniões para que seja acompanhado o desenvolvimento do aluno no período em questão.
• Reuniões referentes à formatura do Pré II seguirão os mesmos critérios.

3.6 PSICMOTRICIDADE
• As atividades precisam ter o uniforme adequado para ser explorada ao máximo. Na aula de psicomotricidade: uniforme da escola e tênis. Na aula de natação: todo o equipamento descrito no item 3.2 UNIFORME.
• Não farão aula os alunos que estiverem de calça jeans.
• Para a realização das atividades de psicomotricidade, é obrigatória a apresentação do atestado médico.

3.7 MINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS e ATESTADO MÉDICO
• Pedimos que, sempre que possível, organizar um horário em que o medicamento não seja ministrado na escola.
• Caso não seja possível, o medicamento deve ser enviado com a receita médica, horário da medicação e quantidade exata.
• Não serão ministrados remédios sem receita médica, salvo por medicação para febre, quando esta ocorrer no período escolar de forma inesperada e o responsável autorizar por telefone.
• Aproveitamos para lembrar a importância da atualização da ficha do aluno, junto à secretaria, para eventuais emergências.
• Após resfriado renitente e/ou doença infecto-contagiosa (catapora, caxumba, etc) é necessário a apresentação do atestado médico de liberação para o aluno retornar à escola.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O controle da disseminação das doenças infecto-contagiosas na escola depende da vigilância, da detecção de sinais, sintomas e da troca de informações entre família/escola para a questão da saúde, cuidado e proteção de nossas crianças.

4. PROCESSO AVALIATIVO
4.1 CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO
O objetivo da avaliação é o trabalho que o aluno realiza ao longo do caminho.
A avaliação deve ser concebida como um processo, envolvendo a avaliação do professor, dos instrumentos utilizados, das habilidades desenvolvidas e da própria programação como um todo. No CAPE – Educação Infantil, a promoção dos alunos à etapa seguinte decorre não só da frequência, do desenvolvimento das potencialidades e habilidades de acordo com os objetivos propostos, como também da avaliação do seu crescimento durante o ano letivo e do processo ensino/aprendizagem.
A Educação Infantil não tem natureza reprobatória e a avaliação no CAPE se faz mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento em fichas individuais, vedada a utilização de provas, exames, graus e menções.
A avaliação na Educação Infantil tem por finalidade situar o nível de construção do conhecimento de cada criança, tornando-se como base uma abordagem geral da aprendizagem.

5. HORÁRIO DAS AULAS
• Os horários das aulas serão enviados na primeira semana de aula.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
1) ACESSO À ÁREA INTERNA E SECRETARIA:
O aceso à área interna da escola pelos responsáveis, principalmente nos horários de entrada e saída, só poderá acontecer mediante autorização da Coordenação. Os alunos devem ser entregues as professoas e/ou auxiliares.
Essa medida favorecerá o bom funcionamento da rotina escolar evitando possíveis transtornos, principalmente para as crianças menores.
O horário de funcionamento da secretaria é de 7:30h às 18h. O acesso à mesma deverá acontecer após a entrada dos alunos.

2) AGENDA ESCOLAR:
Todos os alunos deverão possuir a agenda escolar que deverá ser utilizada para anotações, informações (família e escola) ou circulares. Solicitamos aos responsáveis a leitura diária assinalando recebimento.
3) ANIVERSÁRIOS:
Devem ser marcados, junto à coordenação, com antecedência de, no mínimo, 10 dias.
A festa só poderá acontecer durante o horário do recreio do aluno.
Os convites devem ser enviados com pelo menos 48 horas de antecedência e devidamente preenchidos.
Não será permitida a distribuição de chicletes e apitos.
Só serão permitidos 2 responsáveis da criança – fora isso, conversar com a coordenação.

4) PASSEIOS:
Os passeios serão feitos sob orientação pedagógica e voltados para o melhor entendimento dos conteúdos trabalhados.
A participação do aluno se fará através de solicitação onde constará o local, dia e horário do evento. O aluno não poderá participar sem autorização, por escrito, do responsável.

5) ADAPTAÇÃO:
• 1ª semana (Berçário ao Pré I):
Observação: Apenas para alunos que necessitem de adaptação.






• 2ª semana (Berçário ao Maternal II):
Observação: Apenas para alunos que continuam necessitando de adaptação.







Os professores e os responsáveis irão analisar separadamente os casos que necessitam de maior tempo para adaptação.

Outros avisos serão enviados através de circulares no decorrer do ano.
A Equipe Pedagógica está à disposição para qualquer esclarecimento.
Agradecemos a preferência e confiança. Desejamos um excelente ano!

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